terça-feira, 3 de março de 2015

Chapada dos Veadeiros

Embora não seja a época ideal, a Chapada foi nossa escolha para o Carnaval 2014, depois de muita indecisão. Como emendamos a semana, conseguimos fazer em 3 partes: Cavalcante, Alto Paraíso e São Jorge. Recomendo fortemente que se divida a estadia em 3, como fizemos, pois cada região tem uma infinidade de atrativos.

Fomos até Brasília de avião e alugamos um carro na Hertz (fique de olho nas promoções das cias. aéreas, no nosso caso tivemos desconto da Multiplus!). Ainda no aeroporto, conhecemos nossos parceiros de viagem, Luciana e Danilo, que encontramos na véspera por meio do Mochileiros.

A saída de Brasília estava bem engarrafada, em direção a Planaltina, e acabamos pegando estrada à noite. O trecho inicial estava em obras e em péssimo estado, então, caso ainda não tenham terminado, muito cuidado com os desníveis! O resto está, em geral, em bom estado, mas de vez em quando aparece um buraco...

Passamos reto por Alto Paraíso e pousamos em Teresina, cidade a 20 km de Cavalcante. Conseguimos um precinho bom no Hotel Entre Serras, simples mas limpinho. Cidade minúscula, quase fantasma, ainda bem que paramos no Subway no meio do caminho para lanchar!

Dicas de viagem:

- Evite ao máximo ir a Chapada sem carro! A não ser que esteja disposto a pagar uma grana pra algum guia todos os dias, é inviável passear por lá sem carro, e contar com a sorte de conseguir carona com alguém que tenha os mesmos planos e o mesmo ritmo que você pode não ser uma boa...

- Tenha sempre uma capa ou um poncho na mochila. Pegamos alguns temporais no caminho e o que nos salvou foi a capa, que, além de proteger as coisas, nos protegeu do frio...

- Quase todos os estabelecimentos aceitavam cartão, mas não esqueça de levar dinheiro para as entradas.

- Existe posto de gasolina em Alto Paraíso, Teresina e Cavalcante; em São Jorge, não.

- Em todas as cidades há mercadinhos que suprem as necessidades básicas de qualquer um.

- Leve um casaco, à noite esfria bastante, mesmo no verão (no inverno deve ser congelante! rs).