quinta-feira, 5 de março de 2015

Cavalcante

Começamos a viagem por Cavalcante, menos muvucada no Carnaval, por ser a mais distante. Depois do café fomos logo ao Poço Encantado, que fica pouco antes de Teresina. Trilhazinha bem curtinha e tranquila, dá pra ver a cachu ainda lá de cima, onde fica o hotel (que cobra R$ 10 pela entrada). O poço pra banho é bem grande e tem uma prainha com areia onde dá pra ficar. É bem bonito, mas o tempo não estava ajudando muito e por isso não ficamos muito tempo por lá.

Partimos então pra Cavalcante, mas caiu uma chuva que atrapalhou nossos planos. Pegamos umas informações no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e rodamos a cidade atrás de hotel, mas os poucos que tinham vaga estavam bem caros e só faziam pacote... A ideia inicial era acampar, mas com chuva é dose, né...

Almoçamos num restaurante na pracinha, um que fica na esquina, comida a kg bem gostosinha e preço legal. De noite, experimentamos a pizzaria da rua que desce da pracinha, bem perto desta também, e recomendo, todo mundo gostou!

Como não arrumamos nada por lá, voltamos pro hotel de Teresina. Uma pena não ter vaga no hotel FM, a senhorinha de lá é uma gracinha, e o preço é bom, mesmo em feriado! Ela ligou pra todos os hotéis que conhecia pra ver se tinha vaga pra gente, uma fofa!

No dia seguinte, acordamos cedo e partimos pra comunidade quilombola. Lá é obrigatório contratar um guia local, pra ajudar o povo. Nossa guia foi a Maria e negociamos pagar R$ 60. Eles mandam escolher 2 das 3 cachoeiras, mas combinamos de ir nas 3. Se o ritmo for bom dá pra ir nas 3 sim, embora eles digam que não!

Primeiro fomos pra Santa Bárbara, a mais famosa. Pra chegar lá, deixa-se o carro em um ponto e depois anda 5 km debaixo de sol, mas pelo menos é plano. Se tiver um carro grande que passe pelo riozinho, economiza-se esse trecho. Também dá pra pedir carona pra quem passar e dizem que tem um carro que faz o trajeto e cobra uns trocados, mas nós não vimos.

Primeira vez usando bastão, emprestado do Danilo e da Lu!
Mas ali não precisava não! rs

Antes da Santa Bárbara tem um poço com uma quedinha e ali já dá pra ver a cor fantástica da água, um azul maravilhoso, raríssimo de se ver em cachoeiras!

Seguindo mais um pouco chega-se na cachoeira, que fica linda quando bate o sol! Tem que ir lá por volta do 12h, porque a mata em volta é bem fechada e acaba fazendo sombra...

De lá fomos pra Cachoeira do Candaru, linda! Também tem um poço ótimo pra banho, e é até melhor de ficar nas pedras que tem em volta (na Santa Bárbara não tem muito espaço...). Pra chegar lá a trilha é pela mata, na volta é uma subida boa e a Maria ficou pra trás, tadinha, tão magrinha...

Fomos correndo pra Cachoeira da Capivara, a última do nosso roteiro, mas estava ameaçando vir uma chuva das boas, então acabamos nem descendo pra ver a cachu lá de baixo...

Voltamos para almoçar no restaurante da comunidade, tem que avisar antes se vai almoçar lá e já agendar mais ou menos a hora! Custa R$ 20,00, pelo o que me lembro, e pode comer à vontade, é gostosinho, mas nada demais. (preço de 2014)

No terceiro e último dia, queríamos ir ao Rio da Prata, mas um casal contou que passou um perrengue na véspera porque choveu, o rio subiu e quase não deu pra atravessar de volta. Então resolvemos ir à Ponte de Pedra e ficamos esperando um guia no CAT. O cara demorou uma vida, ainda passamos num camping pra pegar uma galera e demorou mais um tanto. O povo era meio devagar, então saímos andando na frente, e o guia não gostou muito não... Não tem erro a trilha, mas tem que pagar a entrada na pousada (uns R$ 10,00), fora os R$ 15 que o guia cobrou por pessoa, não sei se dá pra negociar pra ir sem ele...

Chegando lá em cima é bem legal, o rio passa por baixo de uma pedra furada – que forma uma ponte – e desaba lá embaixo. É uma visão impressionante! Infelizmente não deu pra tomar banho ali, porque o rio estava muito cheio e com a correnteza forte...

Na volta, dá pra passar em duas cachoeiras, uma maior, com um poço grandinho e deque de madeira, e outra menorzinha, mas bem bonita!

A maior, que estava com a correnteza
muito forte...

De lá partimos rumo a Alto Paraíso, já bem mais tarde do que queríamos...