segunda-feira, 9 de março de 2015

Alto Paraíso

Quando chegamos à noite, estava chovendo à beça e definitivamente acampar era nossa última opção. Por um milagre, conseguimos arrumar uma casinha com 2 quartos, que saiu a R$ 450 por 3 noites, depois de muita negociação! Um achado, em pleno carnaval!

Jantamos no restaurante Zu’s Bistrô, que é na verdade a varanda da casa da dona Vera. Preço bom, massa gostosa e bate-papo como se fôssemos velhos conhecidos! rs De quebra, se o filho dela estiver por lá vai te dar altas dicas de onde e como ir!

No dia seguinte, fomos até a Catarata dos Couros, que na verdade reúne uma série de quedas ao longo do Rio dos Couros. O rio é bem largo, então a cachoeira que dá nome ao atrativo é enorme, impressionante!

Seguindo a trilha que vai beirando o rio dá pra ver mais duas quedas bem grandes, muito bonito!

A última queda não dá pra ver, só se vê o precipício. Parece que na seca dá pra atravessar o poção e descer por uma trilha do outro lado do rio, mas é bom consultar um guia, porque já teve gente passando perrengue ali... Se a correnteza levar, um abraço!

No meio do caminho tem uns pedaços que formam umas prainhas, é bem gostoso pra tomar banho. E na primeira queda, a Catarata, também dá pra mergulhar no poço!

De noite fomos comer uma pizza no Cantinho das Delícias, muito gostosa, feita no forno à lenha! Recomendo!

No outro dia, ficamos na maior dúvida do que fazer, por causa do tempo, e acabamos indo para o Sertão Zen, só que já estava meio tarde. Achar o caminho foi um parto, não tinha ninguém pra indicar, e a única pessoa que poderia indicar ficou de má vontade falando que tinha que ter guia.

Chegamos em um ponto que achávamos que era o início da trilha e resolvemos arriscar. Pouco depois encontramos um casal voltando que confirmou que era ali mesmo. Seguimos andando por aquela paisagem de cerrado, subindo e descendo morros, sem muita certeza do caminho, até que chegamos à conclusão de que já tínhamos passado da entrada para a cachoeira. Encontramos um peão levando o cavalo que nos deu a direção, e deu a infeliz idéia de cortarmos caminho pelo mato. Eu estava de short e me arranhei toda, fora o medo de ser surpreendida por uma cobra! Furada total...

Olha a chuva!

Depois de muito caminhar enfim chegamos no riozinho, mas eu só pensava em ir embora para não voltar no escuro. O Danilo ainda se meteu no mato até encontrar um ponto de onde dava pra ver a queda, mas era tão de longe que nem achei graça...

Voltamos logo ainda sem certeza do caminho, só com noção da direção, mas graças a Deus caímos de novo na trilha principal. Sinceramente não curti esse passeio, até foi interessante ver as paisagens, mas não se chega a lugar nenhum, é só pelo trekking mesmo...

De noite repetimos a dose na pizzaria, mas eu e Felipe pedimos uma carne, que demorou uma vida, mas estava muito gostosa. Como estávamos do lado do forno à lenha e o pizzaiolo ficou ouvindo nossas reclamações, no final nos mandou uma pizza de chocolate como pedido de desculpas. Muito legal da parte dele! E o melhor de tudo, a pizza era maravilhosa, com chocolate dos bons!!

Na quinta-feira, terminado o carnaval, saímos de Alto Paraíso rumo a São Jorge e fomos parando nos atrativos do caminho.

A primeira parada foi na Fazenda São Bento, R$ 20,00 de entrada, se não me engano. Fomos primeiro na Almécegas I, é uma cachoeira bem grande, mas só conseguimos ver a queda, não achamos como descer pra base dela nem tinha ninguém lá embaixo. Mas uma amiga foi lá com menos água e conseguiu descer, o poço parece bem bom pra banho...

Tem também uma trilhinha pra um pedaço do rio antes da queda onde dá pra se banhar, se soubesse que o resto estaria ruim, tinha ficado por ali...

Fomos na Almécegas II e estava horrível pra tomar banho, rio muito cheio e cheio de matinho em volta, acho uó pra entrar na água! Nem tinha onde ficar direito também!

Partimos então pra São Bento, a última esperança. Tem um poço bem grande, mas também estava muito cheio e só deu pra mergulhar rapidinho no canto, pra refrescar. Resumindo, não valeu mesmo o dinheiro da entrada...

Seguimos então pro Vale da Lua. No caminho, paramos pra tirar foto do Morro da Baleia, nada demais.

A estrada de Alto Paraíso pra São Jorge, depois que acaba o asfalto, está péssima, toda esburacada! Fomos beeeem devagarzinho, com medo de quebrar o carro! (mesmo sendo alugado! rs)

No Vale da Lua paga-se R$ 15,00 e tem uma trilhinha pequena e bem tranqüila pra chegar até o rio. É a coisa mais linda, super diferente!! Nunca vi nada parecido, dá vontade de tirar um milhão de fotos!

A parte que toma banho estava fechada por causa das chuvas e pouco depois de chegarmos começou a chover, nem deu pra ver tudo e tirar todas as fotos que eu queria! Ali fica perigoso quando chove, porque pode vir tromba d’água, então apareceu um funcionário mandando todo mundo vazar...

Choveu muito, muito mesmo, e a trilha virou um rio! Muito bizarro, ainda bem que estávamos de papete!

Partimos pra São Jorge e lá, depois de pechinchar nos hotéis, ficamos no hotel Casa Grande. Simples, mas bonzinho.  A menina que atende é meio doida, deu um desconto e depois voltou atrás, achei grosseira até. Mas o cara que trabalha lá é muito gente boa, super tranqüilo e já foi guia também, então dá umas dicas legais.

Jantamos no Restaurante Buriti, é um esquema parecido com o Spoleto, mas custa R$ 15 e pode comer dois pratos de massa, impossível não sair rolando! rs Bom custo-benefício, vale a pena!