terça-feira, 20 de janeiro de 2015

San Blas, aí vamos nós!

Antes de mais nada, preciso dizer que não achei quase nada sobre o destino e, como nosso tempo era curto, acabei optando por uma agência que encontrei na internet. Acho que o ideal – e mais em conta – é dar umas voltas no Casco Antiguo e bater um papo com os kunas que ficam por lá vendendo artesanato, e assim escolher a ilha que mais lhe agradar. Reza a lenda que San Blas possui 365 ilhas, uma para cada dia do ano!

Bom, como tenho pavor de insetos e afins enquanto durmo, não curti a ideia de ficar em uma cabana... Pesquisando as opções encontrei a Panama Travel Unlimited, que oferecia camping, o que me pareceu perfeito! Acertamos tudo por email, mas sem precisar pagar nenhum sinal. Se chegando lá a reserva não se confirmasse, ainda dava tempo de correr ao Casco Antiguo tentar arrumar alguma coisa.

Assim que voltamos do Allbrook Mall confirmamos tudo por telefone. Ficou combinado que sairíamos no dia seguinte às 05:00, 05:30, e achei que fosse atrasar, mas 05:00 o motorista estava no lobby do hotel! Como não deu tempo de passar na agência (por causa das compras... hehe), a moça deixou pagar direto ao motorista, US$280 por pessoa, por 3 noites.

A viagem levou umas 3h e a estrada estava quase toda boa, com alguns trechos em obra. Alguns pedaços têm umas curvas bem arretadas, então quem tem tendência a enjoar é bom tomar um remedinho antes de começar a viagem.

Tivemos que pagar 10 dólares de “pedágio” e mostrar os passaportes aos kunas com roupa militar que tomam conta da “fronteira”. Muito curioso isso, eles realmente falam e agem como se fossem um outro país, embora obviamente não possam carimbar nada no passaporte...

Depois disso você já está bem perto do “porto”, onde se paga mais 2 dólares e ganha uma fichinha, que não pode perder de jeito nenhum, porque tem que devolver na volta!!! Se perder ou não pegar a fichinha na ida, tem que pagar de novo. Aconteceu com um casal que estava na nossa ilha, eles pagaram mas não ganharam fichinha, daí tiveram que pagar de novo...

Esperamos um tempo nosso barco e nessa hora os mosquitos apareceram. Embora não tenha sido nenhum ataque ensandecido, é bom levar repelente, Off mesmo deu conta.

Estava imaginando algo bem precário, tipo uma canoa, mas nosso barco era bem bonzinho, com 4 fileiras de banco (3 pessoas em cada uma), além do lugar do piloto e o ajudante na proa. Levei sacos de lixo para embalar a bagagem e não molhar, mas nem foi necessário. Isso deve variar conforme a ilha, mas em geral achei os barcos que estavam por lá bons, mais ou menos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário