segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Cidade do Panamá - de ponta a ponta

Em nosso último dia na capital panamenha, fomos de Panama Viejo ao Amador Causeway, passando pela Punta Pacifica e com uma parada final no Casco Antiguo. Sim, nós rodamos!

Começamos o dia visitando as ruínas do Panama Viejo, cujos principais monumentos encontram-se em uma área cercada na qual é preciso pagar ingresso para entrar. Se você tiver mais tempo, vale começar a visita pelas ruínas que estão fora dos limites do museu e ir caminhando até lá. 

As ruínas estavam em processo de restauração e ainda havia áreas sendo escavadas, portanto o projeto de recuperação certamente ainda levará muitos anos. As estruturas estão, em sua maior parte, apenas na base, mas há excelentes placas explicativas em todos os pontos de interesse.

Os dois prédios mais interessantes, porque melhor conservados, são duas igrejas: a Catedral e a Iglesia de las concepcionistas. É permitido subir na torre da Catedral e a vista lá de cima compensa a pequena escadaria.

Torre da Catedral 

Vista da torre 

Catedral de frente (ou o que sobrou dela)

Poço 




Convento dos jesuítas

Iglesia de las concepcionistas


De lá seguimos para a Punta Pacifica, área rica onde estão novos e bonitos espigões, inclusive a Trump Tower. Subimos a torre até a área da piscina, nem sei se era permitido ou se fomos de penetra, mas na dúvida tiramos rapidamente algumas fotos e descemos.



A vista é bonitinha, mas não achei que a Punta seja um grande ponto de interesse, a não ser que você seja do tipo que prefere viagens mais urbanas. Para sair de lá foi chatinho, pois os taxistas queriam nos impor preços abusivos! Saímos da frente da Trump Tower e quanto mais nos distanciávamos mais o preço descia, até que conseguimos pegar um táxi a preço aceitável.

Abre parênteses. O táxi lá é uma loucura! Não há taxímetro, é preciso negociar com o taxista. E se já houver alguém no táxi, não tem problema, ele pode te levar assim mesmo! Funciona quase como uma lotação! Todas as vezes pagamos de 3 a 5 dólares, com exceção do aeroporto e do canal. Mas é preciso negociar, ainda que um ou outro taxista vá fazer cara feia e te deixar falando sozinho! rs
Fecha parênteses.

Partimos então para o Amador Causeway. No caminho fica o Museu da Biodiversidade, que infelizmente ainda não havia sido inaugurado. Só a arquitetura do lugar já vale uma visita!

Museu da biodiversidade 

Ônibus no caminho - os ônibus coloridos que têm 
pela cidade são muito legais! =] 


Pedimos para o taxista nos deixar direto no Duty Free. Não achei nada que valesse a pena comprar, só mesmo os chocolates, que eram muuuuito mais baratos do que no aeroporto! Não compramos muito porque estava muito quente e ficamos com medo de derreter - o que de fato aconteceu -, mas se soubesse a diferença de preço teria comprado mesmo assim!

De lá fomos andando pelo calçadão e apreciando a vista. Estava completamente vazio e em determinado momento ficamos alerta com a aproximação de dois caras estranhos... Nada aconteceu, mas acabamos não demorando muito por lá.

Cuidado com as muambas! hahaha 


Bonequinho bundudo! rs

Ponte das Américas 

Punta Pacifica ao longe 


Nos finais de semana imagino que fique bem cheio, porque é um lugar muito agradável para uma caminhada ou mesmo uma pedalada! Se for durante a semana, fique atento que acredito que não terá problemas...

Para finalizar nossa visita ao Panamá, voltamos ao Casco Antiguo - sim, gostamos mesmo de lá! rs - para almoçar. Seguindo a indicação do vendedor do chapéu panamá, fomos ao Casablanca, na Plaza Bolivar. Preço bom, ambiente agradável e comida maravilhosa!!!!



E assim fechamos a viagem com chave de ouro! =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário