quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cidade do Panamá - da Cinta Costera ao Casco Antiguo

De volta à Cidade do Panamá, depois de um banho delícia partimos para uma caminhada na Cinta Costera, sob um sol de rachar. Graças a Deus de vez em quando nublava...

O calçadão aparentemente foi todo reformulado recentemente, e ainda havia um trecho final em obras quando estivemos lá, já perto do Casco Antiguo. Adivinhem a empresa? Sim, Odebrecht... As construtoras brasileiras estão dominando o mercado por lá...

Apesar do calor, caminhar pela Cinta é muito agradável. Vale a pena reparar na diferente arquitetura dos prédios, assim como observar a modernidade da Punta Pacifica, de um lado, e os prédios históricos do outro, no chamado Casco Antiguo.






Já perto do centro antigo, há um mercado de peixes onde vale dar uma paradinha para um ceviche. O lugar é feio e meio sujo, como (quase) todo mercado de peixes, mas o ceviche foi o melhor que comi na vida!!! Tá, ainda não fomos ao Peru, mas ainda assim foi uma boa surpresa! =)



A famosa Trump Tower

Seguindo uma dica que pesquei na internet, fizemos o walking tour do Frommer's, começando na Plaza Independencia. Foi bem legal! Só não deu pra passar no Palácio Presidencial porque estava havendo uma reunião de chefes de Estado, daí algumas ruas ao redor estavam bloqueadas...

 Museo de la historia de Panama

Catedral

Palacio Presidencial

Ao lado da Catedral, havia uma feirinha no terreno de um prédio antigo do qual só restou a fachada. Compramos algumas lembrancinhas e o famoso chapéu panamá! Um senhor estava vendendo logo na entrada e nos explicou como identificar o verdadeiro chapéu e ainda como dobrá-lo e guardá-lo no bolso, tudo com muito charme, claro! O chapéu não é barato, mas foi o lugar mais barato que encontramos na capital panamenha, e com grande variedade de tamanhos. Havia também vários modelos femininos, um mais lindo que o outro, e me segurei para não comprar... Desde então sempre observo os chapéus que vendem por aqui e até hoje não encontrei nenhum verdadeiro pra contar história! Nem em lojas bacanas!

Voltando ao walking tour, me senti caminhando na Lapa (do Rio, não de SP): aquelas ruelas históricas, com prédios restaurados e outros caindo aos pedaços, algumas áreas bem movimentadas e outras abandonadas, em que o medo é inevitável... Há muitos cortiços por ali e muita gente na miséria, é preciso andar atento. 


Plaza Bolivar

Palacio Bolivar 

Convento de San Francisco de Asis

Teatro Nacional 




Ponte das Américas

Plaza de Francia



Iglesia de Santo Domingo 

Iglesia de la Merced 

Plaza Herrera

Infelizmente só tivemos tempo de ver tudo por fora, um passeio de dia inteiro certamente seria mais proveitoso. Essa região é muito gostosa e sem dúvida foi minha preferida na capital panamenha.

Fechamos o dia com um jantar maravilhoso no Manolo Caracol, um tradicionalíssimo restaurante da cidade. Só funciona com menu degustação e é necessário reservar com antecedência. Não é barato, mas vale cada centavo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário